terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Leucina (aminoacido)

SUPLEMENTAÇÃO DE LEUCINA AUMENTA SÍNTESE PROTEICA PÓS-EXERCÍCIO

Pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo na revista The American Journal of Clinical Nutrition mostrando que a suplementação de aminoácidos essenciais enriquecida de leucina aumenta a síntese proteica muscular pós-exercício.

Este foi um estudo cruzado e randomizado, que avaliou a suplementação de aminoácidos essenciais com duas diferentes concentrações de leucina na síntese de proteína muscular após exercício moderado, caracterizado pela realização de bicicleta ergométrica durante 60 minutos a 60% do VO2 máximo.

Oito adultos saudáveis receberam durante o exercício bebidas isonitrogenadas contendo 10g de aminoácidos essenciais em diferentes teores de leucina: uma enriquecida com 3,5g de leucina e outra contendo 1,87g.

O metabolismo de aminoácidos foi determinado após o exercício pela infusão de fenilalanina contendo isótopos 2H5- e [1-13C]-leucina, capazes de avaliar a incorporação intracelular dos aminoácidos. Os pesquisadores verificaram que a síntese proteica muscular foi 33% maior (p < 0,05) após o consumo da bebida enriquecida de leucina.

“Estes dados demonstram que o aumento da disponibilidade de leucina durante o exercício promove o anabolismo da proteína do músculo esquelético e reposição de proteína endógena. Estudos futuros são necessários para determinar os mecanismos moleculares e se os efeitos observados são influenciados pela intensidade do exercício ou outros nutrientes”, destacam os autores.

“Nossas descobertas indicam que o aumento do teor de leucina nos suplementos proteicos pode ser promissor para as populações suscetíveis à perda de massa muscular, como a caquexia e sarcopenia, devendo ser explorados nos próximos estudos”, concluem.


Referência(s)
Pasiakos SM, McClung HL, McClung JP, Margolis LM, Andersen NE, Cloutier GJ, et al. Leucine-enriched essential amino acid supplementation during moderate steady state exercise enhances postexercise muscle protein synthesis. Am J Clin Nutr. 2011;94(3):809-18.


Fonte:
Nutritotal – www.nutritotal.com.br
QUANTO E QUANDO CONSUMIR

Os tipos de proteínas teciduais a serem formadas também dependem do tipo de estímulo ou das necessidades reais das células. Por este fator e quando se deseja o ganho de massa muscular através da suplementação de leucina, é interessante que a ingestão desta seja especialmente realizada logo após os treinos de força, por ser este um momento em que já há a necessidade orgânica de reparação das estruturais musculares, gerada através dos micro-traumas causados pela atividade física.
Neste momento, não podem faltar aminoácidos dentro das células musculares para que a síntese protéica realmente ocorra.
Outros horários, como pela manhã, antes dos treinos, antes de dormir ou em refeição mais longe dos treinos, também são discutidos, visando a redução de catabolismo muscular (de ocorrência mais natural no período da manhã, pelo aumento de cortisol, e nos treinos) e a potencialização do crescimento muscular (nos períodos de repouso como o sono e horários distantes do horário dos treinos.
A quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde, desde 1985, para o consumo diário de leucina é de 14 mg/kg de peso corporal/dia. Opostamente a esta recomendação, crescem as evidências de que a ingestão ideal de leucina em diversas populações seria de 40 mg/kg de peso corporal/dia.
Além da enorme vantagem da leucina apresentada em praticantes de atividade física, vale lembrar suas funções como aminoácido de cadeia ramificada, tais como a prevenção de fadiga central ocasionada por altas concentrações de serotonina, a diminuição da dor muscular de início tardio e da fadiga muscular por alguns dias após o exercício, sugerindo sua grande importância nos treinos e na recuperação muscular pós-treino.

Fonte
Dra. Miriam Loiola
Nutricionista Responsável pelo Departamento Técnico de Nutrição
NeoNutri Suplementos Nutricionais


Lembrando sempre que o ideal é ter um acompanhamento nutricional para saber exatamente como tomar.
Para quem  não sabe a leucina é um dos aminoacidos presente no BCAA.
Vale ressaltar também que sem uma dieta adequada e disciplina nas atividades fisica o resultado não será satisfatório.

Consulte um profissional nutricionista e veja o que é melhor para você !!!

Um comentário:

  1. Oi Dra. Aline ! Muito interessante a matéria sobre Leucina !
    Temos a Leucina pura para manipulação de cápsulas e shakes. Estamos à disposição !
    um abraço
    Carlos - Farmacêutico da Fórmula Certa

    ResponderExcluir